quinta-feira, 6 de março de 2014

Tempo favorável: tempo de Deus!!

Feita de dois riscos é a minha cruz
Sem esses dois riscos não se tem Jesus
Um é vertical, o outro horizontal
O vertical eleva, o horizontal abraça....
Feita de dois riscos é a minha fé
Sem esses dois riscos religião não é
Dois riscos – Pe. Zezinho



Cinzas e dois riscos na testa  em forma de cruz,  um novo tempo se faz, é Quaresma!
            A quarta-feira pós Carnaval marca o tempo litúrgico de reflexão e de conversão em preparação para a festa máxima: A Páscoa. Até chegarmos lá é um momento de arrepender-nos verdadeiramente e de olharmos para nós mesmos com alegria, pois reconhecemos que este tempo não é de tristeza ou de limitações. É tempo de abrirmos os olhos e vermos que cinzas e cruz tem muito a nos ensinar.
            As cinzas nos lembram que viemos do pó e a ele retornaremos.No entanto, até lá precisamos dar sentido  a nossa existência, valorizando-a e praticando o desapego. A grande maioria das pessoas querem fazer o “céu” na terra e supervalorizam tudo que é efêmero e traz prazeres momentâneos. É mais do que uma quimera achar que isso é possível. Assim,  não faz sentido crer na vida eterna alimentando o que é tão somente material.
            Não devemos nos prender a essa vida passageira, ao que é transitório e que pode se acabar em um segundo. As cinzas nos ensinam isso: pé fincados no presente, conversão construída dia-a-dia, olhares voltados para o futuro onde não há efemeridades, mas sim a vida eterna.
            Cinzas e cruz: combinação perfeita. Conscientes da mensagem que a cinza nos traz, estamos prontos para olhar fixamente a cruz e vivermos aquilo que nos propõe o gesto singular de Jesus ao se doar por nós. São esses riscos em nossa testa que nos “conectam” às linhas horizontal e vertical lá no Calvário. Em preparação para a festa da Páscoa, passamos obrigatoriamente pela cruz, pois não há como viver a Ressurreição sem ela.
           
Clécia Ribeiro

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e bem!
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro agradece a sua colaboração através deste comentário.
Que a graça e a paz de Jesus, nosso Salvador, acompanhem você e sua família sempre!