domingo, 23 de fevereiro de 2014

A catequese começou...

A catequese começou!



Um sábado cheio de alegria e de expectativas moveu nossa paróquia. É o momento do reencontro daqueles que há alguns meses esperavam ansiosamente este novo dia. A catequese começou da melhor maneira possível: reuniu catequistas, catequizandos e seus familiares ao redor da Mesa da Palavra e da Mesa da Eucaristia.

Padre Jorge Ribeiro presidiu a Missa de abertura do ano catequético e apresentou-nos o sentido de estar na catequese: Ouvir a Palavra de Jesus, seguir Seu exemplo, aprender sobre Ele para sermos como Ele. Crianças, adolescentes, jovens, adultos, enfim, todos que estavam na Igreja puderam testemunhar a alegria do recomeço, da busca incansável e desafiante de estar perto de Jesus e segui-Lo.

A catequese, ação eclesial, transmite a fé vivida pela Igreja. O catequista tem a responsabilidade de ser o porta-voz dessa fé, transmitindo o tesouro que ele recebeu. Assim, continuar é aprofundar o kerigma (primeiro anúncio), levando o catequizando a conhecer, acolher, celebrar, e vivenciar o “mistério de Deus, manifestado em Jesus que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo”, conforme nos orienta o Diretório Nacional de Catequese.

Precisa-se ainda reconhecer a catequese como processo contínuo de inserção na vida cristã, já que devemos crescer constantemente na fé e deixarmos de lado a visão equivocada de que a catequese serve tão somente para a preparação em torno deste ou daquele sacramento, é preciso conscientiza-se que isso certamente vai acontecer com uma verdadeira adesão ao Reino.

Prosseguiremos com a alegria de amar e servir o Senhor dos nossos dons, das nossas vidas. Que a nossa catequese em 2014 seja ainda mais frutífera. (Re)Começamos e já estamos a caminho!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e bem!
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro agradece a sua colaboração através deste comentário.
Que a graça e a paz de Jesus, nosso Salvador, acompanhem você e sua família sempre!