quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bioética e Pastoral da Saúde II


A Pastoral da Saúde, da Arquidiocese e Paróquias, sob o olhar e coordenação do Setor da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – tem como missão Fortalecer a conscientização sobre os direitos à vida e deveres de lutar para que haja condições dignas de viver: terra, trabalho, salário justo, habitação, alimentação, lazer, transporte, educação, saneamento básico e participação no poder de decisão. Para tanto é indispensável a participação nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde.
Outros objetivos se referem à ajuda ao povo para que seja sujeito na conquista da saúde. Mobilizar as pessoas para que falem, para que reivindiquem seus direitos conforme a Constituição de 1988 garante: “Saúde é um direito de todo cidadão brasileiro!”  É também missão da Equipe de Pastoral da Saúde:
*Capacitar o povo para desenvolver ações básicas de saúde, formação de agentes de pastoral da saúde, de pessoas indicadas pela comunidade.
* Participar nas instâncias oficiais que decidem a política de saúde. Apoiar a organização do povo na reivindicação de seus direitos.
*Articular a saúde comunitária com instituições de saúde, movimentos e organizações que  promovem a vida. Resgatar e valorizar a sabedoria popular, sua fé e religiosidade.
*Centrar todo esforço na educação transformadora, a partir da comunidade sob o critério de três dimensões: justiça, solidariedade e mística.
*Preparar Agentes de Saúde para anunciar a Boa Nova às pessoas do nosso tempo, diante do confronto com o sofrimento, a doença e a morte.
* Proporcionar assistência psico-espiritual aos enfermos internados, a domicilio e na comunidade, solicitando ajuda às pessoas habilitadas para esta missão.
*Atuar junto aos profissionais da saúde no seu processo de formação e atuação concreta objetivando o cultivo de valores éticos, humanos e cristãos.
*Relacionar-se com Instituições (Ministérios, Secretarias, Hospitais, Escolas, Editoras) que exerçam atividades ou tomem decisões no campo da saúde, a fim de defender a vida.
Para percorrer este itinerário, de certa forma, tão desafiante, é preciso ler e ler muito sobre Pastoral da Saúde. Indico preferencialmente a leitura do Documento:  Discípulos Missionários no Mundo da Saúde (Guia para a Pastoral da Saúde na América Latina e no Caribe. Conselho Episcopal Latino-Americano. Editora do Centro Universitário São Camilo. SP. (publica@são Camilo-sp.br)
Continuemos mantendo nosso entusiasmo e encantamento em alta a partir da reflexão da Campanha da Fraternidade “para que a Saúde se difunda sobre a terra!” (Eclo 38,6)
                                                                              Ir. Marisa Inêz Mosena
                                                                    marisainez@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Perfeito.
    Gosto imenso do trabalho que a Pastoral de Portugal desenvolve, com encontros anuais, dos quais participei quando aí cursei o doutoramento em Bioética. Precisamos também providenciar tais congressos aqui.
    Miriam Montanhesi

    ResponderExcluir

Paz e bem!
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro agradece a sua colaboração através deste comentário.
Que a graça e a paz de Jesus, nosso Salvador, acompanhem você e sua família sempre!