domingo, 19 de agosto de 2012

Grande festa: Conhecendo Maria, Mãe da Igreja

Em sua homilia, neste dia de festa em que celebramos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu, Pe. José Carlos parabenizou a todos e agradeceu pelo empenho durante o novenário, em seguida chamou a atenção para o tema deste ano.

É preciso conhecer! Existem muitos católicos e não católicos que não conhecem Nossa Senhora.
A nossa devoção não foi inventada. Ela foi gerada em nome da fé que temos em Nosso Senhor, no Pai do Céu, no Magistério da Igreja e dos santos padres desde que a Igreja foi fundada pelo próprio Jesus, ensinando a verdade!

Uma pessoa que lê a Sagrada Escritura e não é devoto de Maria, não compreende o que está escrito, pois desde o primeiro livro da Bíblia Gn 3,15 "uma mulher esmagará a cabeça da serpente...", passando por todo o Antigo Testamento, chegando a anunciação, a presença de Maria (mesmo sem ser citado o seu nome) é constante, pois ela já havia sido escolhida para o desígnio da Salvação!

Lembramos hoje também a Festa da Imaculada Conceição - concebida sem pecado - pois em toda a sua vida, Maria foi conduzida para o céu, conforme a educação de seus pais Joaquim e Ana.

No livro de Apocalipse, Maria é descrita como : "Vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça". Esse Sol que reveste Maria é o próprio Jesus. Deus está com ela e é ai que acontece toda a revelação do projeto de Deus.

Maria, cuja alma engrandece o Senhor, concretiza o projeto de Deus em nossas vidas, quando nos conduz a Cristo e podemos passar da dor ao prazer, da tristeza a  alegria, da doença a saúde, da escuridão a luz! Por isso Maria aparece revestida de Sol e com a lua debaixo dos pés.

Por que a lua? A lua, inconstante (fases) representa o pecador, aquele que não crê, que não é devoto de Maria e não serve a Deus. Deus realiza maravilhas na vida daquele que é constante, que persevera na fé e que como Maria não é capaz de olhar para trás depois de dizer sim!

Maria, nem como a lua, nem como o Sol! 

As doze estrelas de sua coroa  preparada por Deus é de um valor inestimável! Elas nos lembram os doze apóstolos que dão continuidade ao projeto de Deus revelado ainda no Antigo Testamento com as doze tribos de Israel. Jesus não veio abolir a lei, veio dar continuidade, por isso as doze estrelas!

Maria, a mais bonita entre todas as mulheres, todos a chamarão bem aventurada! Se Maria foi coroada no céu por Deus, ninguém é digno de tirar essa coroa.

Concluindo a pregação desta noite, Pe. José Carlos convidou a cada  um de nós, a entregarmos as nossas vidas para Jesus salvar e Maria socorre. Em seguida, nos motivou a pedir a bênção, cantando:


Dá-nos a bênção, ó Virgem Mãe...

Texto baseado na homilia de Pe. José Carlos






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e bem!
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro agradece a sua colaboração através deste comentário.
Que a graça e a paz de Jesus, nosso Salvador, acompanhem você e sua família sempre!