terça-feira, 13 de setembro de 2011

O livro das respostas

Este mês é dedicado à Bíblia, pelo fato do dia 30 de setembro ser dia de São Jerônimo, um grande biblista. A Palavra de Deus é muito importante em nossas vidas, pois nos indica caminhos, esclarece nossas dúvidas, e nos coloca na intimidade do Senhor e em comunhão com todos. Vamos usar este alimento espiritual como fortalecimento de nossa fé em Deus. Não deixe a Palavra de Deus juntando poeira em casa, leia a Bíblia e evangelize.
SÃO MUITAS as curiosidades que cercam a Bíblia. Ela é composta por 773.693 palavras e 3.566.480 letras. É dividida em 1.189 capítulos e 31.000 versículos. São três os idiomas básicos da Bíblia: hebraico, aramaico e grego. Figuram na Bíblia 3.573 promessas e a frase “não temais”, com algumas variantes,
aparece em 366 oportunidades, uma para cada dia do ano. O livro sagrado dos cristãos já foi traduzido em mais de 2.500 idiomas.
A BÍBLIA é um livro que a humanidade ainda não terminou de ler. E nem terminará. É um livro permanentemente novo e onde podem ser encontradas todas as respostas necessárias para descobrir o sentido da vida e o caminho da salvação. Não é, porém, um livro mágico. Ele precisa ser lido com os olhos da fé.
MUITOS tem medo de ler a Bíblia porque ela denuncia a opressão e a injustiça. (Ex. 3,7-12). Provoca mudanças nas pessoas e na sociedade. (Lc 1,10). Aponta novos caminhos de justiça e fraternidade. Julga os desejos e os pensamentos de corações humanos. Não há nada que se possa esconder da Palavra de Deus. (Hb 4, 1-14). Ela indica quem somos, o que devemos fazer, para onde vamos e para que vivemos.
TODOS temos fome e sede da Palavra de Deus. “Eis que vem o dia em que enviarei uma grande fome e sede sobre a terra.
Não uma fome de pão, nem uma sede de água, mas fome e sede de escutar a Palavra de Deus”. (Am 8,11). Deus continua falando hoje, à nossa vida pessoal, familiar, comunitária e política através da Bíblia.
ANDAMOS  sempre à procura de respostas.. Quando rezamos, nós falamos a Deus; quando lemos a Bíblia é o próprio Deus quem fala e responde aos nossos questionamentos. Paulo apóstolo escreveu a seu discípulo Timóteo: “Toda a Escritura é divinamente inspirada e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e capacitado para toda a boa obra” (2Tim 3,15).
+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e bem!
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro agradece a sua colaboração através deste comentário.
Que a graça e a paz de Jesus, nosso Salvador, acompanhem você e sua família sempre!