quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PASTORAL DA SAÚDE: UMA LUZ NO CAMINHO!





Quanto ao cuidado dos doentes, o  Evangelho é bem claro. Devemos cuidar dos enfermos e dos pobres vendo neles o próprio Cristo’(Mt 25,40). São Camilo E A Beata Madre Maria Domingas Brun  Barbantini, nos mostram, com a sua vida, a importância dos cuidados com enfermos. Por isso, a exemplo do padroeiro dos doentes, dos enfermeiros  e dos hospitais, possamos vivenciar a solidariedade fraterna. ‘O que faz São Camilo e a Beata Maria Domingas terem o amor grandioso no cuidado ao enfermo é o reconhecimento do amor de Jesus, sentindo verdadeiramente a presença do Cristo, a experiência que eles mesmos fizeram da doença, da dor, da maneira desumana como ele e os doentes eram tratados em seu tempo; do desprezo e abandono em que Maria Domingas encontrava os doentes abandonados e jogados pelos próprios familiares.
Será que algo mudou em nossas instituições de saúde?  Assim como diz o Evangelho ‘adoeci e me visitastes ... Sempre que fizestes isto a um deste meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes’. Ouvindo estas palavras de Jesus e praticando-as estaremos tocando o céu! Todas as pessoas, profissionais da saúde, políticos recebem a missão de Deus e, por isso, precisam tomar consciência do que fazem com este mandato de Deus, com esta confiança que Deus lhes dá para não traírem mais uma vez a Jesus em sua maneira de servir ou camuflar a sagrada missão.
A Pastoral da Saúde tem seu espaço garantido em todas as instituições, quando se trata de vida e saúde. Portanto, tudo faz parte da vida, está voltado para que as pessoas tenham qualidade de vida e “vida em abundância”. Neste caso, a Pastoral da Saúde tem autoridade divina para profetizar: denunciar, anunciar e questionar quando a vida está ameaçada e descuidada.
Nenhuma Instituição de saúde pode impedir que os doentes tenham seus direitos garantidos e a assistência espiritual é um direito do doente, do paciente. Nenhuma crença ou religião pode ter supremacia sobre outra. Sabemos o quanto a dimensão espiritual contribui de modo determinante a cura de uma pessoa. A Constituição Federal garante o direito de assistência integral de saúde, por isso não podemos relegar a religião ao segundo plano, pois Deus mesmo cura através dos meios, dos recursos, dos agentes de saúde, os quais também são mediações e não fim último.
Como está sendo administrada a saúde em Feira de Santana? O cuidado da vida nas Instituições de Saúde pode ser um exemplo para outros Municípios e País? Será que a saúde em Feira de Santana está sendo instrumentalizada por partidos políticos como fonte geradora de votos e garantia de elegibilidade política? 
Cuidemos da vida como bons administradores de Deus, evitando todo tipo de instrumentalização. A vida é dom de Deus. A maneira como cuidados da vida pessoal e de outrem a Ele devemos a Deus. Respeitemos e cuidemos da vida.
                                                       
Ir. Marisa Inêz Mosena
                                               Pastoral da Saúde Arquidiocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e bem!
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro agradece a sua colaboração através deste comentário.
Que a graça e a paz de Jesus, nosso Salvador, acompanhem você e sua família sempre!